Apoios

 
 

Linus Torvalds comenta os drivers GPLv2 da Microsoft para o kernel [atualizado]

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 19:30

A disponibilização de drivers Hyper-V da Microsoft para o kernel Linux sob a GPLv2 tem sido bastante comentada nos últimos dias, inclusive quanto à importante motivação não mencionada no anúncio oficial, na forma de uma violação prévia da licença, que foi voluntariamente corrigida (após ser apontada por um desenvolvedor) a partir da disponibilização.

E a Linux Magazine dos EUA entrou em contato com Linus Torvalds para ver o que ele tinha a dizer a respeito, e ele não se fez de rogado, compartilhando diversas opiniões e informações, incluindo:

  • ele ainda não olhou o código
  • como se trata de um driver, geralmente quem olha primeiro são os mantenedores do subsistema específico - no caso, Greg Kroah-Hartman
  • pessoalmente, ele só costuma ter interesse em código de drivers quando se trata de algum que ele mesmo use
  • códigos que ele costuma olhar pessoalmente são aqueles que ultrapassam os limites de subsistemas, ou quando se trata dos subsistemas específicos e centrais em que ele se envolve
  • mesmo assim, ele provavelmente vai olhar o código da MS quando for submetido a ele pelo mantenedor do subsistema, mesmo que seja apenas por curiosidade mórbida.

Quando publiquei minha primeira notícia sobre o driver da Microsoft, comentei o que considero óbvio: “Como costuma ser o caso das contribuições ao kernel, o driver disponibilizado é uma tecnologia que interessa especialmente a quem o disponibilizou.” E Linus concorda, lembrando que as empresas de hardware lançam drivers para seus equipamentos e plataformas, e é natural que seja assim - usualmente cada um coça onde sente coceira, inclusive quem forneceu anteriormente drivers para outros sistemas de virtualização.

Mas quanto aos questionamentos sobre as motivações da Microsoft, ele também tem algo mais a dizer:

  • Ele acredita na tecnologia acima da política, e está pouco interessado em de onde o código vem, desde que as razões para a inclusão dele sejam sólidas, e não precise se preocupar com licenciamento, etc.
  • Até algum grau, ele estaria mais inclinado a aceitar a contribuição de um novo participante, e não menos, especialmente por ser um driver, que é muito mais fácil de incluir, devido à sua natureza.
  • Ele faz piadas sobre a Microsoft de vez em quando, mas ao mesmo tempo acredita que o ódio contra a empresa é uma doença. Ele acredita em desenvolvimento aberto, e isso envolve não apenas abrir o código, mas também não deixar pessoas e empresas do lado de fora.

Quanto a essa questão dos efeitos de um posicionamento baseado no ódio a determinadas empresas ou pessoas, ele elaborou mais, em uma opinião que se aproxima da minha própria, que venho tendo cada vez menos simpatia a grupos que baseiam seu ativismo em posicionamentos negativos contra ofertas que não se encaixam em seus modelos (sejam produtos de software, hardware ou serviços on-line), ou que aparentemente desejam associar o software livre à pirataria de software, à negação de sistemas econômicos, ou até mesmo a movimentos partidários.

Em tradução livre, ainda se referindo à questão do ódio:

  • Há ‘extremistas’ no mundo do software livre, mas esta é uma razão principal por que eu não chamo o que faço de ’software livre’ mais. Eu não quero ser associado às pessoas para quem isso está associado a exclusão e ódio

Pessoalmente, com o passar dos anos também venho rejeitando apoiar essas posturas baseadas em exclusão e imposição, e percebo também que outras pessoas vêm se posicionando contrariamente quando vêem a expressão “software livre” sendo associada, aqui no país, a estas exclusões, a partidos políticos e ao apoio à pirataria de software. A entrevista do Linus Torvalds me fez refletir a respeito uma vez mais sobre como há diferenças fundamentais dentro dos grupos que convergem ao redor do Linux.

Atualização: ao longo da sexta-feira foi divulgado que a Microsoft oficialmente nega que a razão da liberação esteja relacionada à violação da GPL relatada acima.

Categorias: Notícias

Splashtop se posiciona para a chegada do Chrome OS

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 17:00

O Splashtop, aquela iniciativa de sistema operacional instant-on (boot em 5 segundos era uma marca bem mais surpreendente em 2008…) da DeviceVM e incluída em diversas placas-mãe da ASUS (com o nome de ExpressGate), algumas da Lenovo (com o nome de Quick Start), da LG, Voodoo e Sony, está procurando parcerias com sites de busca rivais do Google, como Yahoo e Baidu, conforme a aproximação do Chrome OS, com proposta similar, vai lhe fazendo mais sombra.

Trecho da notícia do IDG Now:

A desenvolvedora de programas DeviceVM planeja tornar as buscas na internet o principal núcleo de seu sistema operacional Splashtop, que é baseado na plataforma aberta Linux. O software permite acesso instantâneo à internet.

O anúncio, feito nesta quinta-feira (23/7) nos Estados Unidos, aponta para uma rivalidade com o novo sistema operacional do Google, Chrome OS.

Segundo o diretor sênior de produtos da DeviceVM, Dave Bottoms, os usuários do Splashtop poderão iniciar uma busca poucos segundos após ligarem seu notebook ou ultraportátil.

Para os usuários norte-americanos e japoneses, o mecanismo utilizado será o Yahoo. Para os chineses, será o Baidu e, para os Russos, o Yandex. (…) (via idgnow.uol.com.br)

Categorias: Notícias

Google agora com Ipv6 no Brasil

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 16:00

Enviado por Vagner Rodrigues (vagnerΘlitrixlinux·org):

“O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Google anunciam o início da troca de tráfego IPv6 nativo para os participantes do projeto PTTMetro (http://ptt.br/). A partir de agora, as redes participantes do Ponto de Troca de Tráfego Metropolitano (PTTMetro) de São Paulo poderão utilizar-se localmente dos serviços do Google usando a versão 6 do IP (Protocolo Internet).

Em março de 2008, o Google tornou disponível seu serviço de busca em um sítio acessível exclusivamente via IPv6: http://ipv6.google.com. Desde janeiro de 2009, redes com conectividade IPv6 nativa podem, após solicitação prévia ao Google (http://www.google.com/ipv6/), ter acesso a alguns de seus serviços através desse protocolo. Agora, a conexão local do Google ao PTTMetro São Paulo via IPv6, torna viável às redes brasileiras fazerem o acesso direto, garantindo a qualidade no trânsito das informações.” [referência: nic.br]

Categorias: Notícias

NET de olho nos clientes insatisfeitos do Speedy

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 15:00

É pular da frigideira para o fogo, ou uma oportunidade de progresso? Sou usuário do Net Virtua aqui no Sul do Brasil há quase 10 anos, contente com o desempenho e estabilidade (inclusive sem ser vítima de reduções de velocidade nos serviços que acesso), mas não sei se a situação do serviço nos mercados em que a Telefonica atua é a mesma.

De todo modo, para quem olha de longe, a existência de concorrência atuante na hora em que um serviço tão importante (inclusive para nossos downloads de ISOs e updates…) enfrenta problemas tão evidentes parece ser algo no interesse do público. Vamos torcer para que os clientes que migrarem fiquem bem menos insatisfeitos - até porque clientes completamente satisfeitos com seu provedor de acesso é uma raridade.

Trecho da nota do IDG Now:

O presidente da NET, José Antônio Felix, disse, durante teleconferência com jornalistas, que a expectativa é de ver um aumento na procura pelos serviços da empresa por conta dos problemas da Telefônica. Mas o executivo não apontou números que até o momento comprovem esse movimento, porque, segundo ele, proibição é muito recente — começou em 27/6.

Para atacar a base da Telefônica, Felix afirma que a NET está intensificando as ações de mídia, aprimorando a força de vendas e aumentando o foco nas áreas que foram afetadas pelas falhas do Speedy (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Categorias: Notícias

Jornalista procura relatos de problemas com sistemas proprietários

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 14:30

Como é possível que parte dos leitores já tenha passado por algum dos problemas de interesse do jornalista mencionado na nota do Rubens Queiroz, repasso:

Enviado por Rubens Queiroz de Almeida (rubens·queirozΘgmail·com):

“Carlos Alberto Teixeira, o C@T, que tem mantido colunas de tecnologia há tantos anos em vários periódicos, inclusive o Catalisando em “O Globo” e no Forumpcs e que é comentarista de tecnologia na TVE/Rede Brasil, no programa Comentário Geral, e no programa Byte WTN está determinado em conseguir um certo tipo de dados.

Ele está planejando uma matéria sobre pessoas que compraram Windows e/ou Office e não param de ter problemas, chegando ao ponto de serem mal atendidas pela Microsoft.

Ou seja, sobre gente correta que tentou agir na legalidade, na esperança de ter um suporte adequado e um serviço primoroso, mas que, diante de um atendimento precário, ficou desapontada.

O problema é que a data limite é o próximo dia 27/7.

Assim, quem quiser e puder contribuir com relatos em primeira pessoa ou com indicação de conhecidos que passaram por esses percalços, pode enviar um email para /cat (a) oglobo com br/ até o dia 27/7, com assunto “BEM QUE EU TENTEI”.” [referência: dicas-l.com.br]

Categorias: Notícias

Greasemonkey: consertando a web - tutorial para iniciantes

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 14:00

GreaseMonkey é uma extensão do Firefox que modifica a exibição de páginas da Web, de forma que podem ser adicionados botões e formulários e até mesmo modificada a aparência e conteúdo de um site diretamente no navegador, sem conhecimento do servidor web nem ser o desenvolvedor da página.

Este tutorial para iniciantes (iniciantes no Greasemonkey, esclareço - já saber Javascript ajuda bastante) mostra como fazer seus primeiros scripts para que a web fique do seu jeito. (via tuxradar.com).

Categorias: Notícias

Jogos Penumbra Linux collection em nova promoção

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 13:00

Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br):

“A trilogia Penumbra Linux Collection está em outra promoção até o fim de semana de 26 julho 2009. Quem perdeu a promoção do final de semana, pode aproveitar a nova promoção, desta vez com 50% de desconto.

Não ganho comissão. Mas apenas reclamar que não fazem jogos comerciais para Linux, não resolve.” [referência: techforce.com.br]

Categorias: Notícias

Palestra sábado em SP com o presidente mundial do LPI

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 12:00

Enviado por Impacta Tecnologia (ivoneideΘimpacta·com·br):

“Participe do evento “Certificação profissional e mercado de TI” e conheça oportunidades de emprego, além das certificações que fazem a diferença na hora da contratação.

Inscrição: R$ 50,00 (Este valor poderá ser revertido em benefícios)
Data: 25/07/2009 - das 10h00 às 16h30
Local: Faculdade Impacta Tecnologia - Rua Arabé, 71 - Vila Clementino
Contato: (11) 3262-5007

Para mais informações e inscrição, use o link.” [referência: impacta.com.br]

Categorias: Notícias

Lançamento do Ubuntu Karmic Koala alpha 3

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 11:00

Enviado por Andreson Pereira Goveia (andresonΘlive·com):

“Foi disponibilizado agora há pouco o Ubuntu Karmic Koala alpha 3, futuro 9.10, trazendo o kernel Linux 2.6.31-3.19 baseado no 2.6.31-rc3, Grub 2 por default, GNOME 2.27.4 e muito mais, para quem gosta de participar dos testes.” [referência: ubuntu.com]
Categorias: Notícias

GNOME 2.28 adota enfim o WebKit

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 08:30

Enviado por Leonardo Fontenelle (leonardofΘgnome·org):

“Mais de um ano após o anúncio de que o navegador Epiphany abandonaria o Gecko, o GNOME 2.28 vai finalmente acrescentar o WebKitGTK+ como dependência externa. Além do Epiphany, o DevHelp e o Yelp (Navegador da Ajuda) foram ou estão sendo “portados”. A decisão tinha sido adiada devido a limitações de acessibilidade do WebKitGTK+, mas isso já foi quase completamente resolvido.

O XULRunner (do Firefox e companhia) continua sendo oficialmente uma dependência externa, mas pessoalmente eu não ficarei surpreso se ele for excluído do GNOME 3.

Outra dependência externa acrescentada foi o Seed, uma biblioteca que permite a criação de aplicativos e plug-ins para GNOME escritos em JavaScript, interpretado pelo JavaCore do WebKit. O Epiphany 2.28 já trará suporte a plug-ins escritos em JavaScript.” [referência: permalink.gmane.org]

Categorias: Notícias

Neutralidade na Internet: CADE multa Telefônica em R$ 1,9 milhão por descumprir decisão

BR-Linux.org - sex, 24/07/2009 - 07:30

Em tempos de discussão internacional sobre a tal da Net Neutrality, é interessante observar as maneiras pelas quais ocorre a discriminação de serviço - nem sempre é nas regras dos roteadores…

Segue trecho da cobertura do G1:

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça aplicou, na noite de quarta-feira (22), multa de R$ 1,9 milhão à Telefônica. A companhia foi acusada de descumprir medida cautelar imposta pelo próprio Cade em 10 de dezembro de 2008. Na ocasião, o órgão antitruste tomou uma série de medidas para que a Telefônica não favorecesse os seus provedores próprios de acesso à internet, em detrimento a concorrentes que utilizam as suas redes.

A empresa não poderia, por exemplo, utilizar preços diferenciados de modo a prejudicar provedores concorrentes aos seus. Caso ela descumprisse as determinações, teria de pagar multa diária de R$ 50 mil. A acusação foi feita pela Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet). (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).

Categorias: Notícias

Caravana para o Consegi

Projeto Software Livre Brasil - qui, 23/07/2009 - 21:37
Categorias: Notícias

Com Licença, sim?

Projeto Software Livre Brasil - qui, 23/07/2009 - 17:19
Categorias: Notícias

Taurion lança ebook: Adotando o ODF como Padrão Aberto de Documentos

BR-Linux.org - qui, 23/07/2009 - 15:00

Enviado por Vitorio Furusho (furushoΘcelepar·pr·gov·br):

“O amigo Cezar Taurion lança ebook “Adotando o ODF (OpenDocument Format) como Padrão Aberto de Documentos” na web.

Parabéns ao Taurion pela publicação desse importante ebook, é uma memória do que foi conhecido como “A Guerra dos Padrões”. Esse livro é uma orientação aos dirigentes e técnicos do Governo, Empresas e Sociedades.

Li o ebook, é excelente. Recomendo a você que está lendo este post e aos seus amigos.

Para obter o ebook e saber mais, acesse o link a seguir.” [referência: softwarelivre.org]

Categorias: Notícias
2 3 4 5 ... 10 20 93
Page 1>>